O projeto visa elaborar oficinas em escolas públicas do Distrito Federal que debatam a repressão sofrido pelos brasileiros durante os anos de 1964-1988. Trabalhando em parceria com professores do Ensino Médio, colocaremos seus alunos , de forma virtual, em contato com a temática da ditadura militar por meio de aulas, vídeos, debates via youtube, podcasts e textos.

Em especial levaremos ao seu conhecimento que os agentes de repressão atuaram em todos os espaços da sociedade brasileira, e enfatizaremos que muitos desses atos de violência estatal ocorreram nas regiões administrativas em que residem. Através de mídias sociais como o site e instagram do projeto disponibilizaremos fotos, imagens, textos, fontes (jornais, revistas, processos) que demonstrem a perseguição política sofrida durante o período. Trabalharemos também as formas de resistência da sociedade brasileira à repressão, especialmente de alunos e professores durante a ditadura, e demonstrando que alguns educandários do Distrito Federal em que estaremos atuando eram locais de resistência à repressão. As oficinas temáticas serão trabalhadas por alunos de graduação da unb juntamente com alunos do Ensino Médio e em parceira com seus respectivos professores, utilizando para tal intento: arte, cinema, música e demais formas de interação didático-metodológicas. As fontes históricas serão disponibilizadas aos estudantes e professores no site e instagram do projeto.

Clique aqui e acesse o edital completo.

de 14 a 15 de abril de 2021 através do SIGAA.

Lançamento do Edital: 14 de abril de 2021

Inscrições pelo SIGAA 14 a 19 de abril de 2021 (até as 12 horas)

Resultado Provisório da Seleção (será indicado no SIGAA) 19 de abril de 2021

Recurso do Resultado Provisório da Seleção (pelo e-mail do professor) 20 de abril de 2021 até as 12 horas