MENU



banner top ensino

A UnB desenvolve dois programas de aprofundamento da formação de professores de ensino básico, nos cursos de Licenciatura: o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica. Ambos programas são coordenados pela Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL), parte do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), com a missão de promover a integração dos cursos de licenciatura da UnB, bem como coordenar ações e projetos com vistas à melhoria dos cursos de licenciatura.
Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)
O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), e integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), visando proporcionar aos licenciandos sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. No programa, estimula-se a reflexão e a abordagem, por diferentes visões e construções coletivas, sobre o trabalho para construir uma realidade diferenciada na educação.
Na Universidade de Brasília, o programa oferece, atualmente, 120 bolsas, das 240 destinadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a instituições de ensino do DF. Com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula, o Pibid concede bolsas de iniciação à docência a alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio em escolas públicas.
No PIBID, o bolsista precisa dedicar 32 horas mensais ao projeto a que está vinculado. Dessas, quatro horas semanais são destinadas ao trabalho com estudantes da educação básica e outras quatro, ao planejamento coletivo e às atividades individuais de estudo e produção de materiais. O lançamento das ações do Pibid para o biênio 2020-2022 também foi mediado por tecnologia virtual. A cerimônia foi transmitida pelo canal UnB Mais Educação, mantido pela Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL/DEG) no YouTube no início de outubro e trouxe apresentações de pibidianos das licenciaturas em Música e Letras, além de manifestações artísticas e culturais.
Programa Residência Pedagógica
O Programa Residência Pedagógica é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integra a Política Nacional de Formação de Professores. Pelos resultados da última edição da residência, a UnB ocupa o sexto lugar em nível nacional e primeiro na região Centro-Oeste, posições alcançadas devido à excelência na execução do programa e ao retorno quanto à orientação dada pelos docentes da instituição aos estudantes.
Leia mais