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A UnB desenvolve dois programas de aprofundamento da formação de professores de ensino básico, nos cursos de Licenciatura: o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica. Ambos programas são coordenados pela Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL), parte do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), com a missão de promover a integração dos cursos de licenciatura da UnB, bem como coordenar ações e projetos com vistas à melhoria dos cursos de licenciatura.

No Departamento de História

O Laboratório de Ensino de História (LABEH) foi criado em junho de 2010 no Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) com a finalidade de desenvolver e estimular projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados para a formação de professores-pesquisadores no campo do ensino de História. É coordenado pelas docentes da área de Teoria e Metodologia do Ensino de História, responsáveis pela oferta das disciplinas de Estágio Supervisionado obrigatório no curso de Licenciatura em História. Como espaço de aprendizagem inicial da docência e de colaboração no aprimoramento e inovação de materiais didáticos e práticas de ensino de História, o Laboratório busca estabelecer interlocução/parceria com professores/as de História que atuam nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal e Entorno. Desse modo, possibilita aos/às licenciandos/as a vivência de situações de Ensino Fundamental (Anos Finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que contribuam para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à prática educativa e profissional. Ao proporcionar situações de aprender a elaborar, executar e avaliar projetos de pesquisa e ensino em História, pretende ainda desenvolver nos/as licenciandos/as a autonomia intelectual e profissional docente, estimulando a capacidade de reflexão e de investigação no cotidiano escolar, através da observação, participação e regência de classe em escolas, bem como de produção de conhecimentos sobre (e para) o ensino de História.
Página do LABEH sobre o PIBID da História: http://labeh.unb.br/pibid/pibib
Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)
O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), e integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), visando proporcionar aos licenciandos sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. No programa, estimula-se a reflexão e a abordagem, por diferentes visões e construções coletivas, sobre o trabalho para construir uma realidade diferenciada na educação.
Na Universidade de Brasília, o programa oferece, atualmente, 120 bolsas, das 240 destinadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a instituições de ensino do DF. Com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula, o Pibid concede bolsas de iniciação à docência a alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio em escolas públicas.
 
No PIBID, o bolsista precisa dedicar 32 horas mensais ao projeto a que está vinculado. Dessas, quatro horas semanais são destinadas ao trabalho com estudantes da educação básica e outras quatro, ao planejamento coletivo e às atividades individuais de estudo e produção de materiais. O lançamento das ações do Pibid para o biênio 2020-2022 também foi mediado por tecnologia virtual. A cerimônia foi transmitida pelo canal UnB Mais Educação, mantido pela Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL/DEG) no YouTube no início de outubro e trouxe apresentações de pibidianos das licenciaturas em Música e Letras, além de manifestações artísticas e culturais.
Aproveitamento das horas de PIBID
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