
Atividades de extensão em 2023
Centro de Memórias do Elefante Branco
Resumo: A proposta aqui apresentada é parte de uma ação de extensão iniciada em agosto de 2019 - sob a coordenação do Departamento de História da UnB em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal- SEEDF – e que teve como resultado a constituição de um Centro de Memórias no Centro de Ensino Médio Elefante Branco- CEMEB, sendo esta uma experiência piloto no Distrito Federal. Consiste em um projeto de extensão que busca aproximar universidade e escola, a partir de atividades de pesquisa e ensino que envolvem a formação inicial, associada às disciplinas de estágio supervisionado, mas também estudantes da pós-graduação. São previstas atividades que tomem como mote o acervo escolar do CEMEB, sendo elas relativas a três eixos: a) o tratamento arquivístico de fontes documentais do Centro de Memórias; b) a produção de materiais didáticos e outros produtos de divulgação histórica sobre a história do DF; e c) a realização de ações culturais e educativas comemorativas aos 60 anos do CEMEB e que envolvam conceitos como identidade, pertencimento, memória, direitos humanos, história local e patrimônio.
Coordenação geral: Prof.ª Drª Cristiane Portella
Tipo de atividade: projeto
Descrição bibliográfica e material das obras impressas no século XVIII preservadas na Seção de Obras Raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Resumo: O levantamento das características materiais de livros raros permite maior conhecimento de um acervo bibliográfico, sobretudo por meio da identificação das características de produção e das marcas de proveniência e uso dos itens preservados. Desse modo, busca-se, com este projeto de extensão, realizar uma minuciosa descrição bibliográfica e material das obras impressas no século XVIII preservadas na Seção de Obras Raras BCE. Com isso, pretende-se capacitar alunos e alunas de graduação para realizar trabalhos dessa natureza e permitir melhor conhecimento das comunidades acadêmica e externa à universidade sobre as obras raras que integram o patrimônio bibliográfico da Universidade de Brasília.
Coordenação geral: Prof. Dr. André de Melo Araújo
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tipo de atividade de extensão: projeto
Financiamento: PIBEX DEX UnB
Escola de História das Ciências
Resumo: Recentemente, o encontro de duas crises – a crise sanitária, provocada pela pandemia, e a chamada "crise de confiança" na ciência – fez multiplicar os argumentos em defesa da relevância cultural e social da História das Ciências. Os historiadores das ciências foram incitados a se manifestar sobre a questão da autoridade científica e a mediação entre políticos, cientistas e público diante da urgência da pandemia. Num cenário marcado também pelo questionamento público da validade das explicações e recomendações dos cientistas, a História das Ciências foi chamada para ajudar a barrar a reativação de irracionalismos superados e para confirmar que o conhecimento científico ainda é a melhor forma de conhecimento disponível para enfrentar a situação. Considerando, também, a ênfase que a nova BNCC dá ao chamado "letramento científico", propomos o desenvolvimento de ações de difusão e de capacitação docente sobre temas de História das Ciências, voltadas para alunos de Licenciatura da UnB e professores das redes públicas de ensino no Distrito Federal. A partir do diálogo com os docentes da rede básica, buscaremos entender suas necessidades e perspectivas para a elaboração de material didático sobre a História das Ciências em perspectiva interdisciplinar. O projeto pretende, dessa maneira, explorar o potencial efetivo do ensino de História das Ciências para o letramento científico e para a humanização das ciências. O projeto foi proposto na sequência da realização, em 2021, do evento de extensão "I Escola de História das Ciências da UnB": https://epistasthaigrupo.wixsite.com/epistasthai/iijornadas.
Coordenação geral: Prof. Dr. Tiago Santos Almeida
Coordenação adjunta: Hallhane Machado
Integrantes: ALEXANDRE HENRIQUE DE CARVALHO REIS, LUCAS DEIBSON ASSUNCAO DE SOUSA, Gabriel Choucair Garcia.
Tipo de atividade: projeto
História Moderna na Wikipédia
Resumo: Apesar de sua centralidade cognitiva e popularidade de acesso entre a população brasileira em geral, incluindo estudantes, a Wikipédia ainda é vista com desconfiança por parte da comunidade acadêmica por ter parâmetros de produção divergentes dos científicos. Buscando solucionar este problema, este projeto de extensão consiste na criação e edição de verbetes na Wikipédia lusófona relativos à época moderna (1400-1700) por estudantes de graduação da UnB a partir dos parâmetros profissionais da História e dos critérios da enciclopédia virtual. Além da criação e melhoria dos verbetes, o projeto promoverá reuniões internas de trabalho; capacitação discente em humanidades digitais e em edição-criação na Wikipédia; oficinas e eventos junto ao público externo com o suporte da Wiki Movimento Brasil (WMB), tendo como público-alvo a comunidade externa à UnB para sua capacitação como editores-utilizadores da plataforma em processo dialógico, interdisciplinar e colaborativo.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Marina Bezzi
Coordenação adjunta: Amanda Jurno (Wiki Movimento Brasil)
Integrantes: Pedro Henrique Affonso de Paula, Clara Linhares Sautchuk, Julia Borges Sales, VINICIUS DAVID LOPES MARTINS, Manuel Henrique Vieira Matrangolo, Vitor Miquelino Tomé
Tipo de atividade: projeto, produto
Financiamento: Edital PIBEX 2023 DEX UnB
Jogo Atitude Historiadora - Histórias no Quadradim: produto didático e de divulgação histórica sobre o Distrito Federal
Resumo: O projeto propõe a construção de um jogo digital com propósito educativo nomeado "Atitude Historiadora: histórias no quadradim". Elaborado para uso em dispositivos móveis (mobile), o aplicativo mistura pesquisa histórica e gamificação, problematizando episódios pouco conhecidos na historiografia do Distrito Federal. Por meio do jogo, os usuários poderão interagir com fontes históricas, atuando como historiadores(as) em busca de indícios que permitam construir narrativas contra-hegemônicas da história local. O episódio piloto do jogo tratará de um evento ocorrido em Brasília às vésperas do golpe militar, em março de 1964, investigando a mobilização popular que foi denominada pela equipe de pesquisa do Projeto Outras Brasílias como Levante da Turma da Boa Vontade, a partir do uso de jornais da época como fontes documentais. O segundo episódio tem como mote, ocorrências policiais que registram situações de violência contra mulheres no período da construção da nova capital, entre os anos de 1957 e 1961, a partir da análise de livros-ata produzidos pela Divisão de Segurança da NOVACAP no período analisado. Ao final do projeto, teremos como produtos: dois episódios do Jogo Atitude Historiadora, devidamente testados e em funcionamento, executando o Projeto de Game Design elaborado por equipe multidisciplinar em projeto de extensão anterior, subsidiado por bolsas do Edital Licenciaturas em Ação.Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portella
Tipo de atividade: projeto, produto.
Financiamento: Edital Licenciaturas em Ação 2023
Neandes - Núcleo de Estudos Andinos
Resumo: o projeto objetiva permitir aos alunos de graduação e de pós-graduação, assim como aos professores do Ensino Básico, um contato especializado com a historiografia existente sobre o Mundo Andino. A historiografia, selecionada em comum acordo entre o coordenador do projeto e os membros do Núcleo de Estudos Andinos, será discutida por meio de reuniões mensais, via rede mundial de computadores, visando o enriquecimento do conhecimento dos participantes sobre diferentes aspectos da História Andina, o que vem sendo feito, sem a participação dos professores da Educação Básica, desde 2021. A integração dos professores da Educação Básica visa suprir a necessidade desse segmento da sociedade, da qual se espera uma formação continuada como pressuposto para uma melhor educação.
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Paulo Ferreira Nogueról
Integrantes: Alexandre Bruno Barzani Santos (pós graduação); Pedro Paulo Tominaga; Victor Fernandes Xavier; Matheus Sampaio Leite de Sousa; Vinicius Octávio de Melo Prates; Manuel Henrique Vieira Matrangolo.
Integrantes: Alexandre Bruno Barzani Santos (pós graduação); Pedro Paulo Tominaga; Victor Fernandes Xavier; Matheus Sampaio Leite de Sousa; Vinicius Octávio de Melo Prates; Manuel Henrique Vieira Matrangolo.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tipo de atividade de extensão: projeto e curso
Financiamento: Edital PIBEX 2023 DEX UnB
Nós do HIS: repositório de materiais didáticos e de divulgação histórica no Distrito Federal
Resumo: O projeto Nós do HIS propõe a criação de um site em formato de repositório que reúna materiais didáticos e de divulgação histórica relacionados à história do Distrito Federal já produzidos, tanto por estudantes de graduação em História em disciplinas e atividades de extensão realizadas no âmbito do curso, quanto por docentes que atuam na rede pública de ensino. A curadoria será feita pela equipe organizadora da proposta, a partir de chamada pública amplamente divulgada entre professores e estudantes de História, visando reunir produtos inovadores, adequados ao uso em sala de aula na educação básica, a partir de diferentes suportes e linguagens. Serão realizados eventos que articulem escolas e a UnB, estabelecendo uma rede de pesquisa aplicada ao ensino de História.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela
Tipo de extensão: projeto, produto.
Financiamento: Edital PIBEX 2023 DEX UnB
Paleografando as mulheres na História do Brasil: visibilidade e crítica social na escola
Resumo: “Paleografando as mulheres na História do Brasil: visibilidade e crítica social na escola” é um projeto de História em diálogo com a Ciências Sociais destinado ao Centro de Ensino Médio Paulo Freire. Visa promover, através do ensino da técnica paleográfica e da mobilização dos saberes dos estudantes, uma nova perspectiva acerca das trajetórias e papéis desempenhados por mulheres na América Portuguesa e no início do Império. No formato de oficinas quinzenais, os estudantes terão contato com fontes históricas que abordam a temática da agência feminina, e farão a crítica documental, relacionando as questões acerca das relações de gênero que ligam a atualidade às problemáticas históricas inscritas na documentação.
Coordenadores: Prof. Dr. André Cabral Honor e Prof.ª Dr.ª Luciana Mendes Gandelman
Integrantes: Antônio David de Oliveira Mansur, Bruna Souza Soares, Fernanda Guimarães de Farias, Marina Barreto Corrêa e Patrick Nunes Pereira.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; @paleo.unb no Instagram
Site: www.paleografia.unb.br
Financiamento: Edital Licenciaturas em Ação 2023 DEX-DEG UnB
Papo de Orelhão: Podcast do Projeto Outras Brasílias
Resumo: Propomos a construção de um núcleo criativo interdisciplinar que visa a produção de audiografias histórico-educativas que problematizem narrativas contra-hegemônicas sobre a história do Distrito Federal. As audiografias deste gênero, consistem em formas de produzir história pública através da utilização da linguagem do rádio, compondo narrativas a serem veiculadas em redes virtuais junto com ações educativas presenciais, voltadas para a articulação entre a universidade, as escolas públicas e espaços comunitários do Distrito Federal. A proposta aqui apresentada é desdobramento do Projeto Outras Brasílias, uma ação de extensão aliada a atividades de pesquisa e de ensino, experienciadas desde janeiro de 2019, sob a coordenação institucional do Departamento de História da UnB em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal- SEDF. Um dos resultados desta iniciativa foi a produção de pesquisas que resultaram na elaboração colaborativa de dez (10) dossiês investigativos sobre a história do Distrito Federal (seguem anexos alguns exemplos destes materiais), e que assumirão o lugar de ponto de partida para o projeto. Cada um destes materiais autorais é mobilizado por uma temática específica e por abordagens metodológicas múltiplas, mas que sempre recorrem a fontes históricas de acervos públicos do DF: seja a partir de registros textuais como ocorrências policiais, recortes de jornais e correspondências; ou fontes imagéticas como fotografias, registros cartográficos ou audiovisuais; além de relatos orais, entre outros tipos documentais. A ideia é que os dossiês investigativos sejam analisados por este núcleo criativo e motivem a construção dos roteiros audiográficos, transpondo o conteúdo autoral do material para exposições abertas à visitação no Memorial Darcy Ribeiro, utilizando, para tanto, de linguagens diversas, de modo a complementar e dialogar com os produtos audiográficos elaborados. O projeto visa, em um primeiro momento, compor um grupo de estudos interdisciplinar, de modo que se origine um núcleo criativo responsável por mobilizar pesquisas sobre os temas, realizar um diagnóstico de iniciativas afins e organizar a produção do material em áudio. Em seguida, serão produzidos seis produtos audiográficos histórico-educativos, que tomarão como mote os dossiês investigativos, e realizaremos três ações educativas, acompanhadas por eventos de lançamento específicos para cada uma delas. As ações ocorrerão em formato híbrido, priorizando atividades presenciais, caso as condições epidemiológicas sejam favoráveis. Ao final, espera-se reunir os resultados da experiência no repositório do Projeto Outras Brasílias e publicar artigos, relatos de experiência e outros produtos autorais, perspectivando cenários para a continuidade da produção das audiografias e aprimoramento das ações educativas realizadas.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela
Financiamento: Edital CUC 2023 DEX UnB
Atividades de extensão contínuas ou concluídas
AESOPICA - As fábulas de Esopo: filosofia, ética e sabedoria popular
Projeto de extensão da Cátedra UNESCO Archai do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília. Coordenação: Gabriele Cornelli. Equipe do HIS: Prof. Dr. Henrique Modanez de Sant’Anna. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Link para site.
Atlas Digital da América Lusa
Resumo: O Atlas é uma proposta colaborativa, que congrega pesquisadores de diversas instituições. A ferramenta base foi desenvolvida pelo Laboratório de História Social (LHS) da Universidade de Brasília, usando tecnologia do Ministério do Meio Ambiente, o software I3GEO. O LHS/UnB também produziu mapas base com informações de unidades urbanas e populacionais do período entre 1500 e 1800, além de outros bancos de dados de informações geográficas. Sendo uma ferramenta colaborativa, no espírito da chamada web 2.0 no qual há ênfase no trabalho de equipe e troca livre de informações, o ATLAS DIGITAL DA AMÉRICA LUSA é um espaço de interação. Nele podem ser publicados dados espacializados de diversas pesquisas ou mesmo informações que possam passar pelo processo de geoprocessamento a cargo do LHS/UnB. A ideia é que diversos pesquisadores possam enviar informações de seus estudos e, ao mesmo tempo, usufruir deste grande banco de dados coletivo revisado, organizado e certificado, assim como da cartografia produzida.
Coordenação geral: Prof. Dr. Tiago Gil
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://lhs.unb.br/atlas
Tipos de atividade: projeto e produto
Café História
O Café História é um portal de divulgação científica criado pelo historiador Bruno Leal (UnB), em 2008. Toda segunda-feira, publicam o “especial da semana” (artigo, entrevista, bibliografia comentada ou história importada). E de terça a sexta, notícias sobre história. Todos os colaboradores e colaboradoras são especialistas reconhecidos(as) no campo e convidados(as) pelo Café História.
Tipo de atividade de extensão: produto
Vigência: contínuo
Contato: www.cafehistoria.com.br
Cliomática
Resumo: A proposta deste portal é construir um site de referências em pesquisa na área de história, tendo como ponto central a utilização de métodos e técnicas que se tornaram acessíveis através da incorporação da informática no cotidiano da investigação. Por "História Digital" podemos entender muitas coisas. Neste projeto, a entendemos como a história produzida a partir de métodos baseados em computação. Este projeto pode servir para professores da rede pública, assim como historiadores não acadêmicos (ainda que acabe sendo mais usado pelos acadêmicos).
Tipo de atividade: projeto e produto
Coordenação geral: Prof. Dr. Tiago Gil
História Pirata
Podcast de História criado por Daniel Gomes de Carvalho (HIS-UnB) e Rafael Verdcasa.
Tipo de atividade: produto
Contato: eEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Link para ouvir. Instagram @historiapirata.
Idade Média na Escola
O site constitui-se num repositório de pesquisa, informação e divulgação do ensino de Idade Média contribuindo para a construção por parte de alunos/alunas e professores/professoras de um saber crítico sobre a História Medieval e para a intensificação das relações entre a Universidade e a escola. Criação e edição: Edlene Oliveira Silva (HIS-UnB).
Tipo de atividade: produto
Vigência: contínuo
Contato: www.idademedianaescola.com.br
Oficina Permanente de Paleografia
Resumo: A presente proposta busca estabelecer uma oficina permanente de estudos paleográficos para a transcrição e publicação de conjuntos documentais de interesse nacional, cuja salvaguarda está diretamente conectada não apenas à conservação do suporte físico, mas também à elaboração de um suporte virtual com as respectivas transcrições do acervo, facilitando, assim, a pesquisa histórica nessas documentações, vista como ponto-chave para a democratização e a conservação do material arquivístico.
Coordenadores: Prof. Dr. André Cabral Honor e Prof.ª Dr.ª Luciana Mendes Gandelman
Integrantes (em 2023): Abgahil de Oliveira Brandão, Alexandre Bruno Barzani Santos, Aline de Melo Silva, Ana Carolina Fernandes de Araújo, Antônio David de Oliveira Mansur, Bruna Souza Soares, Brunno Yamane de Azevedo, Ellen, Jennifer Rodrigues Cezar, Ester da Silva Ribeiro, Fernanda Guimarães de Farias , Fernando Crosara Vieira Azara, Gabrielle Vieira Araújo Pinheiro do Nascimento, Geovanna de Oliveira Freitas, Ilma Carvalho, Isabela Mendes, Izabel March Mieto de Sá, Júlia Borges Sales, Laura Freitas, Marina Barreto Corrêa, Marina Rolo de Souza Kauffmann do Nascimento, Matheus Sampaio Leite de Souza, Patrick Pereira, Vinicius Bertolo.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e @paleo.unb no Instagram
Site: www.paleografia.unb.br
Tipo de atividade de extensão: projeto
Financiamento: PIBEX DEX UnB 2023
PIBID HIS/SOL: A pesquisa como estratégia metodológica para o ensino em História e Sociologia na Educação Básica
Resumo: Projeto Interdisciplinar desenvolvido entre as licenciaturas de Ciências Sociais e História. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública voltado à valorização das licenciaturas no Brasil, possibilitando aos estudantes das licenciaturas a inserção nas escolas de Educação Básica para a realização de pesquisas e projetos voltados às demandas de sua área de formação. Na edição PIBID UnB 2020/2021, propomos a elaboração e execução de sequências didáticas para o uso de fontes documentais que fazem parte do acervo escolar do CEMEB, tendo sido estas mapeadas a partir do Centro de Memórias do Elefante Branco. O CEMEB é uma escola pública pioneira no DF, inaugurada em 1961 e localizada no Plano Piloto, mas que acolhe a estudantes de diversas cidades de periferia e entorno do DF. A iniciativa do PIBID HIS/SOL é orientada pelo princípio metodológico de que a investigação/ pesquisa científica pode ser mote para o ensino de Ciências Humanas e Sociais na educação básica.
Tipo de atividade: produto, serviço.
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela (HIS-UnB) e Prof. Dr. Marcelo Cigales (SOL-UnB). Instagram @PIBIDiario.
Reintegração de Posse: Narrativas da Presença Negra na História do Distrito Federal
Exposição histórico-fotográfica sob coordenação geral e curadoria da Prof.ª Dr.ª Ana Flávia Magalhães Pinto (HIS-UnB). Museu Nacional da República, 12-29/09/2019. Pontos de ônibus do SCS e do SBS, de 19/11/2020 a 16/02/2021. Restaurante Universitário do Campus Darcy Ribeiro, 21-25/10/2019. Instagram @historianegradf.
Projeto Sentinela
Resumo: O objetivo deste portal é apresentar uma coleção digitalizada de edições do célebre jornal "Sentinela", existente na cidade de Canela nas décadas de 1940 e 1950. Essas edições eram raras e só existiam na forma de duas coleções encadernadas de seis volumes, uma existente na Biblioteca Pública de Canela e outra em uma escola da rede estadual no mesmo município, sem que seja conhecida outra copia. A digitalização dos acervos, sua organização e publicação online foram realizadas em parceria pelo Laboratório de História Social da Universidade de Brasília e o Centro de Memória do Trabalho do município de Canela.
Coordenação geral: Prof. Dr. Tiago Gil
Tipo de atividade: projeto, produto.
Memória e Ditadura Militar nas Escolas Públicas do Distrito Federal
Mais informações: https://linktr.ee/memoriaditadura