MENU



Prof. Dr. Tiago Luís Gil


Área: História da América
Sala: 
Atendimento: por e-mail durante a pandemia de COVID-19.
email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Resumo

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tiago é professor associado de História da América no Departamento de História da Universidade de Brasília e membro da linha de pesquisa História Social e suas múltiplas formas no POSHIS-UnB. É bolsista produtividade CNPq, tendo já sido professor visitante na Università Ca' Foscari de Veneza e bolsista de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). É autor de "Infiéis Transgressores: elites e contrabandistas nas fronteiras do Rio Grande e do Rio Pardo" (Arquivo Nacional, 2007) e "Coisas do caminho: crédito, confiança e informação na economia do comércio de gado entre Viamão e Sorocaba" (Editora da UnB, 2020), além de outros artigos e capítulos em coletâneas. Além disso, atua como Coordenador do projeto “Atlas Digital da América Lusa”, projeto que mantém um sistema de informações geográficas sobre a América Portuguesa (ou Brasil colonial). Suas pesquisas se voltam para a economia colonial, história digital, contrabando, fronteira, história espacial, geoprocessamento em história e o uso de bancos de dados na pesquisa em história. Atualmente trabalha em dois projetos, um sobre confiança em economicas de Antigo Regime e outro, sobre produção de tecido no Brasil colonial, com o título "As fiandeiras do Vale do Paraíba: produção de tecidos e integração mercantil na Capitania de São Paulo (1780-1820)", no qual as interações entre fiandeiras, tecelãs e costureiras voltadas para as atividades produtivas de texteis são abordadas, tendo como caso as vilas de Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena e Taubaté. Também é um dos promotores do site de formação "Cliomática", disponível em português e italiano, sobre o uso de tecnologias computacionais na pesquisa em história. Esses recursos digitais incluem a criação de bancos de dados, cartografia digital, análises de redes sociais, programação, uso de ferramentas de gestão de bibliografia, dentre outras possibilidades.

Temas de interesse

História social; História econômica; História digital; Cartografia digital em história

Atividades de ensino, pesquisa e extensão no HIS

Ministra as disciplinas História da América 1 e História da América 2.

Orientação

Graduação; Mestrado; Doutorado

Grupos de pesquisa

Principais publicações

Livros e capítulos
GIL, Tiago Luís. How to Make a Database in Historical Studies. 1. ed. New York City: Springer International Publishing, 2021.
GIL, Tiago Luís. Coisas do caminho: crédito, confiança e informação na economia do comércio de gado entre Viamão e Sorocaba (1780-1810). 1. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020. v. 1.
Artigos e outras publicações
GIL, Tiago Luís. Taking speed seriously: motion, simultaneity, and context in map-making for historical analysis. Cartography and Geographic Information Science, v. 48, p. 320-337, 2021.