MENU



Prof. Dr. Luiz César de Sá


Área: Teoria e Filosofia da História
Sala: 
Atendimento: segundas e quartas, 10h-12h, com agendamento por e-mail.
email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Resumo

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágios de pesquisa na Princeton University e na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Luiz César de Sá é professor adjunto de teoria e filosofia da história e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília. É autor de Escrever para não morrer: retórica da imortalidade no epistolário de Damião de Góis, publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra em 2018. Seus interesses de estudo, assim como as pesquisas que orienta, se voltam para a história das práticas letradas nas épocas moderna e contemporânea, com ênfase, atualmente, no estudo da literatura e das artes plásticas em perspectiva antropológica.

Temas de interesse

Teoria e filosofia da história; Teoria antropológica; História das práticas letradas; Ontologia das imagens

Atividades de ensino, pesquisa e extensão no HIS

Disciplinas usualmente ministradas: Introdução ao estudo da história; Teoria da História; Metodologia da história; Atividades de pesquisa na graduação: Ateliê de Estudos de Retórica (AER). Atividades de extensão: Núcleo de Difusão dos Saberes Históricos.

Orientação

Graduação; Mestrado; Doutorado

Grupos de pesquisa

Principais publicações

Artigos e outras publicações
SÁ, Luiz César de. Ver: analogismo e naturalismo em uma cena da Anunciação (c. 1470). Topoi (Rio de Janeiro) [online]. 2021, v. 22, n. 46, pp. 7-34.
SÁ, Luiz César de. A autoridade entre os antigos. História Unisinos. 23(2):215-230, Maio/Agosto 2019.
SÁ, Luiz César de. Philipe Descola e a Virada Ontológica na Antropologia. ILHA: Revista de Antropologia. v. 16, n. 2, p. 7-36, ago./dez. 2014.