MENU



Prof. Dr. Bruno Leal Pastor de Carvalho


Área: História Contemporânea
Sala:
email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Resumo

Professor adjunto do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em História desta mesma universidade. É professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Pública da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Conselheiro da ANPUH-DF, fundador e editor-chefe do portal de divulgação científica Café História. Doutor em História Social (UFRJ, 2015). Mestre em Memória Social (UNIRIO, 2009), Especialista em História Contemporânea (PUCRS, 2010), Graduado em História (UERJ, 2008) e Comunicação Social (UFRJ, 2006). Foi professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (2015-2017) e tem estágio pós-doutoral em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisa História Pública e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra. Foi cocoordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da UFRJ (2011-2018). É membro da Rede Brasileira de História Pública e da Associação das Humanidades Digitais.

Temas de interesse

Crimes de Guerra; Holocausto; Segunda Guerra Mundial; Pós-Guerra; Divulgação Científica.

Atividades de ensino, pesquisa e extensão no HIS

Dentre minhas atividades de Ensino, costumo inistrar História Contemporânea 1, História Contemporânea 2, Divulgação Científica e História Pública, História Social e Política Geral (HSPG) e Introdução ao Estudo da História. Sou coordenador do grupo de estudos Haia, especializado em contextos de pós-guerra. Também sou coordenador do Núcleo de Difusão dos Sabetes Históricos, membro do Laboratório de História Social e editor-chefe do site Café História.

Orientação

Graduação; Mestrado; Doutorado

Grupos de pesquisa

Principais publicações

Livros e capítulos

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. O homem dos pedalinhos. Herberts Cukurs: a história de um alegado criminoso nazista no Brasil do pós-guerra. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2021.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de; TEIXEIRA, Ana Paula, eds. História pública e divulgação de história. Letra e Voz, 2019.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Expressões do nazismo no Brasil: partido, ideias, práticas e reflexos. Salvador: Sagga, 2018.

Artigos e outras publicações

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. História e historiadores na vulgarização científica do Brasil oitocentista: as “Conferências Populares da Glória”. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 14, n. 37, p. 135–170, 2022.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. O negacionismo do Holocausto na internet: o caso da “Metapédia–a enciclopédia al-ternativa”. Faces da História, v. 3, n. 1, p. 5-23, 2016.

Editor-chefe do site Café História.