MENU



Prof. Dr. Anderson R. Oliva



Área: História da África
Sala:
email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Resumo

Historiador e Professor Associado na área de História da África do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela UnB (1999 e 2000), mestrado em História Social e das Ideias (2002) e doutorado em História Social (2007), no PPGHIS-UnB. Foi professor de História da África no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), entre 2006 e 2008. Possui experiência nos debates relacionados aos Estudos Africanos e ao Ensino de História da África. É professor/orientador no Programa de Pós-graduação em História da UnB, na linha de pesquisa História Cultural, Memórias e Identidades. Suas investigações têm resultado em publicações sobre as ideias e discursos produzidos sobre a África, as identidades africanas e diaspóricas e o ensino de História africana em Angola, Brasil e Portugal. Por fim, atua ou atuou como membro do conselho editorial de vários periódicos científicos, como a Revista História Hoje, da ANPUH.

Temas de interesse

Estudos africanos; Discursos e representações sobre os africanos; Ensino de história da África; Teorias Pós-Coloniais

Atividades de ensino, pesquisa e extensão no HIS

Ministra as disciplinas História da África e Tópicos especiais em História da África. Integra o Laboratório de ensino de História da África.

Orientação

Graduação; Mestrado; Doutorado

Grupos de pesquisa

Principais publicações

Livros e capítulos
OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre a África: Colonialismo e Racismo nas Representações sobre a África e os Africanos nos Manuais Escolares de História em Portugal (1990-2005). 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1. 324p.
OLIVA, Anderson Ribeiro. Reflexos da África. Ideias e representações sobre os africanos no imaginário ocidental, estudos de caso no Brasil e em Portugal. 1. ed. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2010. v. 1. 234p.
Artigos e outras publicações
OLIVA, Anderson Ribeiro. Desafricanizar o Egito, embranquecer Cleópatra: silêncios epistêmicos nas leituras eurocêntricas sobre o Egito em manuais escolares de História no PNLD 2018. ROMANITAS - REVISTA DE ESTUDOS GRECOLATINOS, v. 10, p. 26-63, 2017.
OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos bancos escolares: representações e imprecisões na literatura didática. ESTUDOS AFRO-ASIÁTICOS (UCAM. IMPRESSO), Rio de Janeiro, v. 25, n.3, p. 421-461, 2003.