
Pesquisa na Graduação: Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso
As principais atividades de pesquisa na graduação são a produção obrigatória do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o desenvolvimento opcional de projeto de Iniciação Científica (PIBIC), este com a possibilidade de remuneração por bolsa durante 12 meses (R$700 por mês).
Para informações práticas sobre o TCC, incluindo o regulamento, acesse a página sobre TCC do site do HIS clicando no link a seguir: http://his.unb.br/ensino/tcc.
Para informações gerais sobre o PIBIC, incluindo o cronograma de inscrição, acesse o site do Programa de Iniciação Científica do Decanato de Pós-Graduação da UnB clicando no link a seguir: http://proic.unb.br.
Abaixo você encontrará projetos de iniciação científica com vagas para o ano corrente, bem como áreas de interesse de orientação de TCC por professores/as do HIS. As listas abaixo são dinâmicas e não são exaustivas, ou seja, você deve contactar diretamente qualquer professor/a do HIS (e não apenas os/as listados/as abaixo) caso tenha interesse em desenvolver um projeto de IC ou TCC sob sua orientação. Nem todos os/as professores/as têm projetos formatados de antemão, desenvolvedo-os a partir de sugestões e manifestações dos/as estudantes.
Iniciação Científica no HIS em 2025-2026
Projetos: As fiandeiras do Vale do Paraíba: produção de tecidos e integração mercantil na Capitania de São Paulo (1780-1820). Orientador: Tiago Luís Gil
Instruções para estudantes: Nesse momento orientando somente questões relativas ao projeto principal e também sobre história digital.
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Projetos: Modelos políticos, direito e justiça na Idade Média e Corrupção, desvio e poder político na Idade Média. Orientadora: Maria Filomena Coelho
Planos de Trabalho: Clérigos e juízes que "corrompem seus ofícios": análise de leis anticorrupção nas Ordenações Afonsinas (Portugal, séc. xv); O problema da corrupção no reinado do Príncipe Perfeito (Portugal, século XV); A produção cultural de Alfonso X como parte de seu projeto político (Leão e Castela, séc. XIII); A corrosão da virtude: uma análise da corrupção nas crônicas de Fernão Lopes (Portugal, séc. XIV-XV); Uma "linhagem maldita" e marginal? A historiografia e o papel dos judeus no cenário político castelhano (século XV); Afonso III: um Leviatã historiográfico? Problemas de interpretação sobre o poder político no século XIII; Casar para reinar: os enlaces políticos de Eleonor da Aquitânia (séc. XII-XIII); Casamentos políticos e poder feminino: as estratégias matrimoniais de Leonor e Berenguela de Castela (séc. XII-XIII); Donna Tarasia, Regina Portugaliae: um reinado construído pela historiografia (Leão/Portugal, séc. XII); As "bodas historiográficas" de Urraca de Leão e Castela (século XII).
Instruções para estudantes: Os projetos destinados a IC acolhem alunos em fluxo contínuo.
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Projetos: Franklin Book Programs e Book Development Program (Usia): Tradução, Edição, Disseminação e Recepção de Livros Norte-americanos no Brasil durante a Guerra Fria; Tradução, Edição, Disseminação e Recepção de Livros Norte-mericanos no Brasil durante a Guerra Fria. Orientadora: Laura de Oliveira Sangiovanni
Planos de Trabalho: Revolução Cubana para brasileiros: diplomacia pública, guerra fria cultural e circulação de livros anticomunistas no Brasil; El Pulpo en la Tierra: natureza, agricultura e a diplomacia empresarial da United Fruit Company em zonas tropicais da América Central, 1940-1960; Aventura Amazônica (2023): a missão de Henry Bates na Amazônia e a história do Instituto Smithsonian na floresta, vista pelo cinema.
Instruções para estudantes: Os critérios de seleção e aceite de bolsistas acompanha as diretrizes gerais da Universidade de Brasília.
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Iniciação Científica no HIS em 2024-2025
Projetos: História e Literatura; História das Ideias no Brasil Republicano. Orientador: Daniel Faria
Projetos: História e Literatura; História das Ideias no Brasil Republicano. Orientador: Daniel Faria
Instruções para estudantes: Nesses projetos, trabalhamos com fontes da história intelectual e da história da literatura. Dependendo do ano, fazemos um recorte em torno da história do Brasil. Encorajo as discentes a apresentarem suas escolhas e preferências pessoais, ao meu ver assim a pesquisa assim é mais proveitosa.
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Projetos: Das práticas da controvérsia aos efeitos de escândalo nas artes e nas letras dos séculos XIX-XX; Uma antropologia histórica da figuração animal (sécs XVI-XIX). Orientador: Luiz César de Sá
Planos de trabalho para cada estudante selecionado/a:
- O problema do escândalo na literatura de Michel Houellebecq; O escândalo como categoria estética na arte brasileira do século XX;
- Da classificação dos animais (sécs XVII-XVIII);
- Monstros como híbridos (sécs. XVI-XVII).
Instruções para estudantes: Novas orientações somente a partir de 2025. É recomendável ter cursado, com bom aproveitamento, as disciplinas Teoria da história e História Moderna I & II.
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Projetos: Museu Barroco: iconografia religiosa na América portuguesa (séculos XVI a XIX); Divulgação científica por meio da web: construindo o site para o projeto “As pinturas “barrocas” de Santa Teresa D’Ávila nas Igrejas das Ordens Terceiras Carmelitas da América portuguesa (Séc. XVII a XIX). Orientador: Prof. Dr. André Cabral Honor
Planos de trabalho para cada estudante selecionado/a:
- Construindo o site para o projeto “As pinturas “barrocas” de Santa Teresa D’Ávila nas Igrejas das Ordens Terceiras Carmelitas da América portuguesa (Séc. XVII a XIX)”: a interação pelo frontend
- Os painéis laterais da Igreja da Ordem Terceira do Carmo do Recife
- O teto da Igreja da Ordem Terceira do Carmo de João Pessoa - PB
- Os painéis do forro da sacristia da Igreja da Ordem Terceira do Carmo de São Cristovão - SE
Instruções para estudantes: vagas para orientandos/as já preenchidas. Novas orientações a partir de 2025.
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Projeto: As fiandeiras do Vale do Paraíba: produção de tecidos e integração mercantil na Capitania de São Paulo (1780-1820). Orientador: Tiago Luís Gil
Planos de trabalho para cada estudante selecionado/a:
- Produção de tecido;
- Relacionamentos sociais
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Projetos: Elementos da América Pré-Colombiana; Repúblicas e Modelos agro-exportadores na América Latina. Orientador: Luiz Paulo Ferreira Nogueról
Planos de trabalho para cada estudante selecionado/a:
- A Participação dos Negros na Independência do Uruguai;
- Primeira agro-exportação peruana: o guano;
- A rota de fuga nazista para a Argentina;
- Elementos míticos pré-colombianos dos Manuscritos de Huarochiri;
- Mães da Praça de Maio e as Damas de Branco: a luta pelos direitos humanos na América Latina;
- Estatura senhorial e de pessoas escravizadas no Brasil, no século XIX;
- Perseguição a estudantes secundaristas na Argentina: o caso da Noite dos Lápis.
Instruções para estudantes: vagas já preenchidas para 2024-2025. Novas orientações a partir de 2025.
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Projetos: História do Conhecimento na Época Moderna (1400-1800); Ensino, pesquisa e extensão em História Moderna. Orientadora: Marina Bezzi
Instruções para estudantes:
- Leia atentamente o edital vigente no site do PIBIC e, caso se enquadre nos requisitos do edital até o mês de início do projeto, envie sua pré-proposta em formato de documento de texto para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto “Proposta de IC” contendo as informações abaixo até pelo menos um mês antes do prazo de inscrição no cronograma do edital.
- Título
- Justificativa e problema de pesquisa (400-500 palavras)
- Objetivo principal e dois objetivos secundários (400-500 palavras)
- Metodologia e recursos, incluindo o corpus documental e sua localização digital ou física se souber (400-500 palavras)
- Resultados e impacto esperados
- Referências
- As pré-propostas aceitas serão transformadas em planos de trabalho e deverão prioritariamente abordar (a) saberes, conhecimentos, cultural material, técnicas e/ou tecnologias nas sociedades europeias, incluindo suas dinâmicas imperiais e macrorregionais, entre c.1400 e c.1800 ou (b) questões, desafios e perspectivas sobre ensino, pesquisa e/ou extensão em História Moderna no Brasil e mundo atuais. Lembrando que a inscrição do plano de trabalho não garante aprovação e a eventual aprovação não garante bolsa.
- É recomendável ter cursado História Moderna 1 com bom aproveitamento. Critérios de seleção incluem o controle da norma culta da língua portuguesa; pertinência das referências e do problema de pesquisa com relação às áreas supracitadas; domínio histórico; e domínio historiográfico.
- Candidatos/as com projetos pré-selecionados serão notificados/as via e-mail, portanto é responsabilidade do/a discente acompanhar seu e-mail de contato para inscrição no edital em tempo hábil.
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Áreas de interesse de orientação de TCC no HIS
Orientador: Daniel Faria
Áreas de interesse para orientação de TCC: História das Ideias; História da Literatura; História da Historiografia.
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Orientador: Luiz César de Sá
Áreas de interesse para orientação de TCC: história intelectual; teoria antropológica; história e literatura.
Instruções para estudantes: Manifestações de interesse são bem-vindas por e-mail. Novas orientações somente a partir de 2025.
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Orientador: André Cabral Honor
Áreas de interesse para orientação de TCC: História da Arte; História da América portuguesa; Interseccionalidade.
Instruções para estudantes: Interesse em continuar na temática no TCC ou Pós-Graduação.
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Orientador: Tiago Luís Gil
Áreas de interesse para orientação de TCC: História social da economia; história social; cartografia digital em história.
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Orientador: Luiz Paulo Ferreira Nogueról
Áreas de interesse para orientação de TCC: História Indígena; História das Repúblicas latino-americanas; Direitos Humanos na América Latina; Escravidão na América Latina; História de Brasília.
Instruções para estudantes: Sugiro que os que queiram fazer TCC comigo, que façam contato por e-mail.
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Orientadora: Susane Rodrigues de Oliveira
Áreas de interesse para orientação de TCC: Ensino de História; História Indígena; Gênero e História das Mulheres.
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Orientadora: Marina Bezzi
Áreas de interesse para orientação de TCC: História Moderna (1400-1800); Ensino, pesquisa e extensão em História Moderna; História do Conhecimento.
Instruções para estudantes: Manifestações de interesse são bem-vindas por e-mail.
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