advert 1

Perfil do Curso

Áreas de atuação

O profissional com formação em História encontra-se tradicionalmente ligado à área do magistério, podendo exercer essa atividade nas escolas de ensino fundamental e médio, no caso de ter alcançado a licenciatura na graduação, ou nos estabelecimentos de ensino superior, quando portador de diploma de pós-graduação. A experiência de pesquisa e a aptidão de realizá-la com qualidade e autonomia são requisitos para a atividade acadêmica em estabelecimentos de ensino superior.Nos últimos tempos, entretanto, os historiadores têm encontrado formas novas de exercer suas competências. Além do ensino e da pesquisa universitária, importantes campos de atuação para o historiador são aqueles ligados aos mais variados tipos de informação: arquivos, museus, bibliotecas, administração pública, perícia técnica (demarcação de quilombos e áreas indígenas, por exemplo) etc. Nos últimos decênios, o campo da pesquisa tem aberto caminhos instigantes, um deles, a atuação em organizações (principalmente as não-governamentais - ONGs), interessadas em compreender fenômenos sociais atuais cuja perspectiva histórica esclarece nuanças que, de outra forma, permaneceriam imperceptíveis. Os historiadores são também requisitados para trabalhar como assessores políticos.

 

 

Habilitações

O curso de Graduação em História da UnB oferece duas habilitações:

a) a licenciatura, voltada para a preparação para o magistério no ensino fundamental e médio;
 
b) o bacharelado, destinado a habilitar o profissional para a pesquisa.

Para a licenciatura é obrigatório o cumprimento de disciplinas pedagógicas e do estágio supervisionado. No caso do bacharelado, o aluno poderá desenvolver uma pesquisa histórica em disciplina específica, sob a supervisão de um docente. Há a possibilidade de, concomitantemente, cursar-se as duas habilitações.

Para os graduados em História, a UnB oferece também a possibilidade de cursar uma Pós-Graduação em História. O acesso à pós-graduação é feito uma vez ao ano, por processo seletivo específico. São oferecidos os cursos de Mestrado e Doutorado, organizados em torno de duas Áreas de Concentração: História Cultural e História Social.


Regulamentação da profissão e entidades representativas

O registro do diploma no MEC é obrigatório para ambas as habilitações. Entre as entidades que hoje reúnem historiadores temos: a Associação Nacional de História - ANPUH, que também funciona a partir de núcleos regionais; a Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica; a Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha - ANPHLAC; a Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos; a Associação Brasileira de História Oral, dentre outras.