Prof.ª Dr.ª Marina Bezzi

Área: História Moderna
Sala: 15
Atendimento: agendamento por e-mail.

Resumo

Professora de história moderna na Universidade de Brasília e doutora em história pela University College London. Coordenadora dos cursos de licenciatura diurno e bacharelado noturno em história (2023-). Foi Mercator Fellow no projeto "Culturas de Tradução da Época Moderna (1450-1800)", na Herzog August Bibliothek Wolfenbüttel, Alemanha; pesquisadora visitante no Lund Centre for the History of Knowledge, na Universidade de Lund, Suécia; e pesquisadora associada no Centre for Early Modern Exchanges, na University College London, Inglaterra. Criou e mantém o site epocamoderna.org, com recursos online e de acesso aberto sobre a época moderna (1400-1800). Edita o boletim eletrônico mensal da h_moderna: Rede Brasileira de Estudos em História Moderna.

Temas de interesse

Colonialismo e imperialismo; Conhecimento e tecnologia; Comunicação e práticas editoriais; Geografia e espacialização; Ilhas Britânicas e França nos séculos 15-17; Humanidades digitais

Atividades de ensino, pesquisa e extensão no HIS

Ensino: oferece regularmente disciplinas obrigatórias e optativas sobre a época moderna (1400-1800), com foco nas sociedades europeias e em perspectiva global. Em 2022, ofertou a disciplina optativa "História do conhecimento: ideias, práticas e materialidade (1400-1800)" (clique aqui para o Plano de Ensino). Extensão: coordenadora geral do projeto de extensão "História Moderna na Wikipédia" com o Wiki Movimento Brasil (2023-); integra o Núcleo de Difusão de Saberes Históricos (2020-). Pesquisa: orienta projetos de iniciação científica e de TCCs sobre pesquisa, ensino ou extensão em história moderna.

Grupos de pesquisa

Principais publicações