À comunidade do curso de História da Universidade de Brasília

 

Brasília, 14 de agosto de 2020

 

 

Na próxima segunda-feira, dia 17 de agosto, retomaremos as atividades letivas interrompidas em março deste ano. A crise deflagrada pela COVID-19 infelizmente impedirá o reencontro presencial nas diversas formas de sociabilidade cotidianamente exercitadas entre nós. Os cafés na cantina, os encontros fortuitos no corredor, as reuniões de orientação, eventos, atividades dos vários laboratórios e grupos de estudo e até mesmo os (longos, mas sempre animados...) encontros do Colegiado foram absorvidos pelas novas circunstâncias. 

 

Mas não devemos nos abater. Nossa força reside no afeto e no profissionalismo que continuaremos a partilhar, mesmo a distância. Unidos pela liberdade de pensamento e de cátedra, pela defesa da Universidade pública, pela saúde coletiva e pela construção de uma sociedade efetivamente democrática, alunas e alunos, professores e professoras, funcionários e funcionárias somos verdadeiramente uma comunidade. Nestes tempos difíceis, fazemos um apelo à camaradagem, ao espírito coletivo e à força de espírito que nos atam para que sigamos juntos, dando o melhor de nós, sem deixar de lado a consciência de que o tempo impõe ternura, solidariedade e paciência. 

A gestão do Departamento de História deseja um retorno bem-sucedido, colocando desde já todos os recursos materiais e humanos de que dispõe à disposição de todos e todas vocês. Que nosso diálogo persista e se enriqueça, amadurecendo sob a tormenta; não resta dúvida de que sairemos mais fortes dela.

 

Com um abraço fraterno,

 

 

Eloísa Pereira Barroso

Chefe do Departamento de História

 

Luiz César de Sá

Vice Chefe do Departamento de História

 

Jonas Wilson Pegoraro

Coordenador do Curso de História

 

André Pereira Leme Lopes

Coordenador do Curso de História