MENU



banner top extensao

Café História

O Café História é um portal de divulgação científica criado pelo historiador Bruno Leal (UnB), em 2008. Toda segunda-feira, publicam o “especial da semana” (artigo, entrevista, bibliografia comentada ou história importada). E de terça a sexta, notícias sobre história. Todos os colaboradores e colaboradoras são especialistas reconhecidos(as) no campo e convidados(as) pelo Café História. Endereço: www.cafehistoria.com.br.

História Pirata

Podcast de História criado por Daniel Gomes de Carvalho (HIS-UnB) e Rafael Verdcasa. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Link para ouvirInstagram @historiapirata.

Idade Média na Escola

O site constitui-se num repositório de pesquisa, informação e divulgação do ensino de Idade Média contribuindo para a construção por parte de alunos/alunas e professores/professoras de um saber crítico sobre a História Medieval e para a intensificação das relações entre a Universidade e a escola. Criação e edição: Edlene Oliveira Silva (HIS-UnB). Endereço: www.idademedianaescola.com.br.

Oficina Permanente de Paleografia

Projeto de transcrições de documentos coordenado por André Honor (HIS-UnB) e incorporado pelos/as discentes. Instagram @paleo.unb. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

PIBID HIS/SOL: A pesquisa como estratégia metodológica para o ensino em História e Sociologia na Educação Básica

Projeto Interdisciplinar desenvolvido entre as licenciaturas de Ciências Sociais e História. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública voltado à valorização das licenciaturas no Brasil, possibilitando aos estudantes das licenciaturas a inserção nas escolas de Educação Básica para a realização de pesquisas e projetos voltados às demandas de sua área de formação. Na edição PIBID UnB 2020/2021, propomos a elaboração e execução de sequências didáticas para o uso de fontes documentais que fazem parte do acervo escolar do CEMEB, tendo sido estas mapeadas a partir do Centro de Memórias do Elefante Branco. O CEMEB é uma escola pública pioneira no DF, inaugurada em 1961 e localizada no Plano Piloto, mas que acolhe a estudantes de diversas cidades de periferia e entorno do DF. A iniciativa do PIBID HIS/SOL é orientada pelo princípio metodológico de que a investigação/ pesquisa científica pode ser mote para o ensino de Ciências Humanas e Sociais na educação básica. Coordenação: Cristiane Portela (HIS-UnB) e  Marcelo Cigales (SOL-UnB). Instagram @PIBIDiario.

Reintegração de Posse: Narrativas da Presença Negra na História do Distrito Federal

Exposição histórico-fotográfica sob coordenação geral e curadoria de Ana Flávia Magalhães Pinto (HIS-UnB). Museu Nacional da República, 12-29/09/2019. Pontos de ônibus do SCS e do SBS, de 19/11/2020 a 16/02/2021. Restaurante Universitário do Campus Darcy Ribeiro, 21-25/10/2019. Instagram @historianegradf.

AESOPICA - As fábulas de Esopo: filosofia, ética e sabedoria popular

Projeto de extensão da Cátedra UNESCO Archai do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília. Coordenação: Gabriele Cornelli. Equipe do HIS: Henrique Modanez de Sant’Anna. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Link para site.

Núcleo de Difusão dos Saberes Históricos

Em construção.

Memória e Ditadura Militar nas Escolas Públicas do Distrito Federal

Em construção.

Histórias no Quadradim

Em construção.