O Departamento de História (HIS) da Universidade de Brasília, que  integra o Instituto de Ciências Humanas (IH), foi fundado em 1986, após o desmembramento do antigo Departamento de Geografia, Filosofia e História. Os cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade de Brasília surgiram, todavia, anteriormente à autonomização do departamento. No âmbito da graduação, o curso diurno de História funciona desde 1969, e foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 71.346, de 9 de Novembro de 1972.

Já o Programa de Pós-Graduação em História foi fundado em 1976. Inicialmente restrito ao âmbito do Mestrado, a sua estrutura original foi concebida por José Honório Rodrigues, um dos maiores historiadores brasileiros do século XX. Abarcava então duas áreas de concentração, História Político-Administrativa e História das Relações Exteriores do Brasil. Em 1994, com a introdução do Doutorado em História, o programa passou por uma reformulação que o adequou à conjuntura historiográfica brasileira de então. Eliminaram-se as áreas de concentração, que foram substituídas por três linhas de pesquisa: História das Relações Internacionais, História Social e das Ideias, e História: Discurso, Imaginário e Cotidiano. Mais recentemente, o Programa passou por algumas reformulações e hoje conta novamente com duas áreas de concentração, nomeadamente, História Cultural e História Social.

Mais de 1700 estudantes já obtiveram os graus de bacharel e/ou licenciado(a) em História pela UnB. Em 2009, com a abertura do curso noturno, o HIS aumentou muito significativamente o número de vagas oferecidas na graduação, passando a proporcionar oportunidades de formação acadêmica a 160 novos(a)s estudantes por ano. Na rodada de 2017 do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), o curso de História Licenciaturas Diurno e Noturno obteve a pontuação 5 (máx. 5) e o Bacharelado Diurno pontuação 4. No ranking de 2017 do Guia do Estudante da Editora Abril, o curso obteve a pontuação máxima, 5. No âmbito da pós-graduação, até agosto de 2018, o PPG-HIS já havia formado 201 doutores e 454 mestres, muitos dos quais atuam em funções públicas de projeção e nos diferentes níveis do sistema educativo. Na última avaliação da Capes, o programa obteve a nota 4 (máx. 7).

Atualmente, o corpo docente permanente do HIS totaliza 43 professores (entre assistentes, adjuntos, associados e titulares).