MENU



Prof. Dr. Luiz Paulo Ferreira Nogueról


Área: História da América
Sala: 
Atendimento: agendamento por e-mail.
email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Resumo

Graduado em História e em Economia pela UnB (1994), com mestrado em Economia pelo CEDEPLAR-UFMG (1997) e com doutorado em Economia, com ênfase em História Econômica, pelo Instituto de Economia da Unicamp (2003), foi professor do Departamento de Economia da UFRGS entre 1999 e 2008 e, desde então, é professor de História da América do Departamento de História da UnB. Participou de congressos no Brasil e no exterior, publicou capítulos de livros e artigos em diferentes revistas nacionais e estrangeiras, predominantemente sobre escravidão, e dedica-se ao estudo da História de Brasília e ao estudo das sociedades andinas no período colonial e no período pré-colombiano.

Temas de interesse

História da Escravidão; História Andina; História Brasiliense

Atividades de ensino, pesquisa e extensão no HIS

Disciplinas: História da América 1 e 2; Atividades de Pesquisa: História Andina e História de Brasília; Atividades de Extensão: Laboratório de História Social, Grupo de Estudos do Tahuantinsuyu e Grupo de Estudos de Brasília.

Orientação

Graduação; Mestrado; Doutorado

Grupos de pesquisa

  • Laboratório de História Social, UnB
  • Grupo de Estudos do Tahuantinsuyu
  • Grupo de Estudos de Brasília

Principais publicações

Artigos e outras publicações
NOGUERÓL, L. P. F.; MARIUTTI, E. B. ; DANIELI NETO, M. .Mercado Interno Colonial e Grau de Autonomia: Críticas às Propostas de João Luís Fragoso e Manolo Florentino. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 31, n.2, p. 369-393, 2001.
MONASTERIO, L; NOGUERÓL, L.P.F.; SHIKIDA, C.D. Growth and inequalities of height in Brazil (1939-1981), Texto para Discussão N. 16, Fundação João Pinheiro, 2005.
NOGUEROL, L.P. F. Mercado regional de escravos: padrões de preços em Porto Alegre e Sabará, no século XIX-elementos de nossa formação econômica e social, Ensaios FEE, 23, 2002.